Trump promete mudanças nos vistos H-1B, incluindo potencial cidadania
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que está planejando mudanças nos vistos H-1B --concedidos temporariamente a imigrantes altamente qualificados para que possam trabalhar em ocupações especiais-- que criariam simplicidade, certeza e uma possibilidade de os trabalhadores se tornarem cidadãos norte-americanos.
"Detentores do H1-B nos Estados Unidos podem ter certeza de que as mudanças estão chegando, o que trará simplicidade e certeza para a sua estadia, incluindo um caminho potencial para a cidadania. Queremos incentivar pessoas talentosas e altamente qualificadas a buscar opções de carreira nos EUA", disse Trump em um tuíte no início da manhã.
O republicano Trump e os democratas no Congresso estão em um impasse, com a recusa de encerrar com a mais longa paralisação na história do governo federal até que consiga 5,6 bilhões de dólares para construir um muro ao longo da fronteira sul do país.
Ao mesmo tempo que normalmente se retrata imigrantes sem documentados e requerentes de asilo tentando entrar no país através do México como criminosos e terroristas, ele frequentemente elogia aqueles que solicitam vistos H-1B, que devem ter um grau de bacharel ou superior.
A concorrência é grande para os vistos temporários. Em 2018, os Estados Unidos atingiram o limite do número de vistos H-1B que poderiam emitir, 65.000, na primeira semana de abril, segundo o Departamento de Segurança Interna.
(Reportagem de Lisa Lambert e Susan Heavey)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.