Prefeito liberal de Gdansk, na Polônia, morre após ser esfaqueado
Por Joanna Plucinska
VARSÓVIA (Reuters) - Pawel Adamowicz, o prefeito liberal da cidade polonesa de Gdansk, morreu nesta segunda-feira em decorrência de ferimentos a faca provocados no dia anterior, durante um dos principais eventos de caridade da Polônia, por um ex-preso.
“Não conseguimos vencer”, disse o ministro da Saúde da Polônia, Lukasz Szumowski, a jornalistas em transmissão da emissora privada TVN. Os médicos operaram Adamowicz por cinco horas, segundo a agência de notícias estatal PAP.
As autoridades polonesas disseram que o dia do funeral de Adamowicz será declarado dia nacional de luto.
Imagens de TV mostraram milhares de pessoas reunidas em homenagens por todo o país nesta segunda-feira, incluindo nas cidades de Gdansk e Poznan e na capital Varsóvia.
Adamowicz foi atacado quando participava de um evento da Grande Orquestra de Caridade de Natal, que arrecada dinheiro para a compra de equipamento hospitalar. Após a morte do prefeito ter sido anunciada, o diretor da instituição disse que deixará o cargo.
As imagens de TV que flagraram o ataque mostram um homem gritando “Adamowicz está morto!”, subindo ao palco e esfaqueando o prefeito, que vai ao chão.
Ainda em cima do palco, o agressor disse que o antigo partido do prefeito foi responsável por o colocar na prisão, onde afirmou ter sido torturado.
O agressor foi identificado pelas autoridades polonesas como sendo um homem de 27 anos chamado Stefan, que foi solto da prisão no mês passado, depois de cumprir uma pena de 5 anos e seis meses por tentar roubar um banco. O nome completo dele não foi revelado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.