Trump rejeita proposta de senador para reabertura temporária do governo
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que rejeitou uma proposta de um aliado republicano no Senado para que ele reabra temporariamente partes fechadas do governo para permitir a retomada das negociações sobre o impasse do financiamento.
Ao deixar a Casa Branca antes de uma viagem a Louisiana, Trump disse a repórteres que não concorda com a proposta do senador republicano Lindsey Graham para reabrir o governo por três semanas.
Se as negociações fracassarem nesse período, disse Graham no domingo, então Trump deve ir em frente e declarar uma emergência nacional para contornar o Congresso e conseguir o dinheiro para o muro na fronteira entre EUA e México - o ponto que desencadeou a paralisação em 22 de dezembro.
Trump tem mantido em aberto a possibilidade de declarar uma emergência nacional caso não consiga um acordo com parlamentares. Ele disse nesta segunda-feira que não está procurando tomar essa ação.
O governo federal está parcialmente paralisado por uma demanda de Trump para que uma lei de gastos inclua 5,7 bilhões de dólares para construir um muro ao longo da fronteira com o México, como prometido por ele durante sua campanha. Democratas se recusaram a prosseguir com negociações até que o governo seja reaberto.
(Por Jeff Mason)
(Tradução Redação São Paulo 55 11 56447732))
REUTERS LM ES
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.