Secretário de Estado dos EUA receberá dirigente norte-coreano em Washington
WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pomepo, vai se reunir com seu homólogo norte-coreano, Kim Yong Chol, em Washington, nesta sexta-feira, informou o Departamento de Estado dos EUA.
O encontro vai acontecer às 14h (horário de Brasília) na sede do Departamento de Estado.
Chol embarcou na quinta-feira em Pequim rumo a Washington para discutir um segundo encontro entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, de acordo com fontes.
Pompeo havia planejado se reunir com o representante norte-coreano em novembro, com o objetivo de discutir um segundo encontro entre os líderes, mas a reunião acabou adiada.
Kim Yong Chol esteve em Washington em junho, quando entregou uma carta de Kim Jong Un a Trump na qual foi aberto o caminho para uma reunião inédita entre os líderes dos dois países, realizada em Cingapura em 12 de junho.
Segundo uma fonte familiar com as negociações entre os EUA e a Coreia do Norte, citada pela CNN, Kim Yong Chol entregará uma nova carta de Kim Jong Un a Trump.
Em Cingapura, no ano passado, Kim Jong Un prometeu trabalhar rumo a uma desnuclearização, mas pouco progresso foi feito desde então.
O contato foi retomado depois de o líder norte-coreano ter dito em um discurso de Ano Novo que está disposto a se encontrar com Trump “a qualquer momento”, segundo disse a jornalistas o embaixador da Coreia do Sul nos EUA, Cho Yoon-je, na semana passada.
(Reportagem de Susan Heavey e Makini Brice)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.