Gregos protestam contra nome da Macedônia; polícia dispara gás lacrimogêneo

ATENAS (Reuters) - Dezenas de milhares de gregos se reuniram em Atenas neste domingo para protestar contra o acordo com a antiga República Iugoslava da Macedônia que resolve um velho problema entre os dois países e deve ser votado no parlamento grego na próxima semana.
Logo após a manifestação começar, a polícia disparou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes do lado de fora do Parlamento, enquanto pessoas gritavam que a Macedônia era grega.
A manifestação foi uma das maiores em Atenas envolvendo o acordo sobre o nome da Macedônia.
Muitos gregos dizem que o nome Macedônia implica uma reivindicação territorial, uma vez que a própria região ao norte do país tem esse mesmo nome. Eles temem que o país vizinho reivindique uma província grega na fronteira que leva o mesmo nome.
A questão evoca sentimentos nostálgicos entre os gregos que consideram a Macedônia, o antigo reino governado por Alexandre, o Grande, como parte integrante de sua terra natal e herança.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.