Topo

Ator da série "Empire" diz que relato de agressão é "100% factual"

01/02/2019 20h25

Por Barbara Goldberg

(Reuters) - O ator afro-americano e assumidamente gay Jussie Smollett, da série "Empire", afirmou nesta sexta-feira que é completamente verdadeira a denúncia que fez sobre ter sido abordado em uma rua de Chicago por homens que usaram insultos racistas e homofóbicos, e disse estar cooperando com a polícia.

Smollett emitiu o comunicado após ter ficado em silêncio sobre a suposta agressão, desde que reportagens sobre o caso surgiram na terça-feira. A questão está sendo investigada como um possível crime de ódio.

"Estou trabalhando com as autoridades e tenho sido 100 por cento factual e consistente em todos os níveis", disse Smollett, no primeiro pronunciamento sobre o incidente que denunciou na terça-feira.

Informações sobre o boletim de polícia se espalharam rapidamente pelas redes sociais, com mostras de indignação, enquanto outros sugeriram que a história é uma farsa.

Em email enviado à Reuters na noite de quinta-feira, a polícia de Chicago disse que Smollett havia se recusado a entregar o histórico de seu celular a detetives, embora a polícia tenha dito depois que o ator está colaborando com os investigadores.

Smollett e seu agente disseram à polícia que estavam se falando pelo celular quando o ator, que interpreta um personagem gay na série "Empire", foi abordado numa rua de Chicago na manhã de terça-feira por dois homens gritando insultos racistas e homofóbicos, segundo a polícia.

De acordo com a denúncia que o ator fez à polícia, os dois agressores jogaram algum tipo de líquido químico contra Smollett antes de amarrarem uma corda em seu pescoço e fugirem do local. O ator se dirigiu a um hospital após o incidente, mas não ficou gravemente ferido, disse a polícia.