Topo

Austrália tem mês mais quente da história em janeiro; onda de calor continuará

01/02/2019 11h49

MELBOURNE (Reuters) - A Austrália teve o mês mais quente de sua história em janeiro, e as previsões apontam que o calor extremo persistirá até abril, informou a agência climática do país nesta sexta-feira.

A onda de calor, que causou temperaturas acima dos 40 graus Celsius durante vários dias seguidos em algumas áreas, se deve principalmente a um sistema de alta pressão vindo do litoral sul que bloqueou a passagem do ar mais fresco, disse a agência de meteorologia.

O atraso de uma monção também impediu a chegada de um ar mais frio e úmido do norte, e uma tendência de aquecimento que elevou as temperaturas australianas em mais de um grau nos últimos 100 anos também contribuiu para o calor, disse Andrew Watkins, climatologista veterano da agência.

No mês passado o clima escaldante provocou blecautes em algumas áreas e fez o preço da eletricidade disparar, enquanto incêndios florestais destruíram casas na Tasmânia, ilha-estado do sul do país.

"Para temperaturas máximas, para temperaturas mínimas e para temperaturas médias, não só foi o janeiro mais quente já registrado, mas o mês mais quente já registrado, e estes registros começaram em 1910", explicou Watkins em um vídeo publicado no site da agência.

"As probabilidades apontam a continuidade do calor ao menos durante fevereiro e até março ou abril".

As temperaturas médias de janeiro ultrapassaram os 30oC, disse o Escritório de Meteorologia.

(Por Sonali Paul)