UE acerta compensação do Brexit a agricultores irlandeses, diz jornal
DUBLIN (Reuters) - A Comissão Européia concordou em compensar os agricultores irlandeses pelo colapso dos preços da carne bovina e laticínios no caso de um Brexit sem acordo, disse a edição irlandesa do jornal Sunday Times, citando o governo irlandês e fontes da União Europeia.
Os agricultores precisariam de centenas de milhões de euros em ajuda de emergência para compensar o colapso do mercado e a perda de clientes britânicos, informou o jornal. O ministro da Agricultura, Michael Creed, disse no mês passado que Dublin buscaria a quantia para sua indústria agrícola e pesqueira.
Com estreitas relações comerciais com a Grã-Bretanha, especialmente em setores intensivos em mão-de-obra, como a agroalimentar, a economia liderada pelas exportações da Irlanda é considerada a mais vulnerável, dos 27 membros restantes da União Européia, a uma saída problemática de seu vizinho.
O Sunday Times disse que a compensação, semelhante às medidas tomadas quando a Rússia baniu a produção agrícola da UE, também pode se aplicar aos produtores de flores holandeses e belgas e aos produtores de laticínios e bacon dinamarqueses, que exportam pesadamente para a Grã-Bretanha.
(Reportagem de Padraic Halpin)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.