Memorial de Karl Marx em Londres é atacado com martelo
Por Madeleine Gandhi
LONDRES (Reuters) - Um memorial de mármore a Karl Marx instalado em um cemitério do norte de Londres onde o filósofo político do século 19 está enterrado foi desfigurado aparentemente por um vândalo com um martelo.
O monumento, que faz parte de uma lista de estruturas britânicas de interesse histórico excepcional, parece ter sido atacado nos últimos dias, informou a administração do cemitério Highgate nesta terça-feira.
Fotos do local mostraram lascas e arranhões que danificaram epitáfios a Marx, sua esposa e seu neto na lápide de mármore.
"O memorial de Karl Marx foi vandalizado!", disse a administração no Twitter. "Parece que alguém o atacou com um martelo. É um monumento listado como Grau 1; isto não é maneira de tratar nossa herança. Faremos reparos assim que possível."
O socialista revolucionário alemão, autor de "O Capital" e coautor do "Manifesto Comunista", morou em Londres de 1849 até sua morte em 1883.
Seu memorial já foi atacado com tinta, e em 1970 ocorreu uma tentativa de destruí-lo com uma bomba. A polícia disse nesta terça-feira que foi convocada depois de relatos de danos criminosos no cemitério.
"Inquéritos iniciais foram completados, e a esta altura a investigação foi encerrada", disse a corporação em um comunicado. "Se alguma informação adicional vier à luz, será investigada de acordo."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.