Topo

Ex-goleiro inglês Gordon Banks morre aos 81 anos

12/02/2019 08h41

STOKE, Inglaterra (Reuters) - Gordon Banks, goleiro da seleção da Inglaterra que conquistou o título mundial de 1966, morreu aos 81 anos, informou seu ex-clube, o Stoke City, nesta terça-feira.

Banks fez 73 partidas pela seleção entre 1963 e 1972, além de quase 200 jogos pelo Stoke antes de sua carreira chegar ao fim por causa de um acidente de carro que lhe custou a visão de um dos olhos.

Ele é considerado um dos melhores goleiros da história e talvez seja mais lembrado pela defesa que fez para impedir que Pelé marcasse contra os ingleses durante a Copa do Mundo de 1970, que mais tarde acabou conhecida como "a defesa do século".

"É com grande pesar que anunciamos que Gordon faleceu pacificamente durante a noite", disse a família de Banks em comunicado divulgado pelo site oficial do Stoke na internet.

"Estamos devastados por perdê-lo, mas temos tantas memórias felizes e não podíamos ter mais orgulho dele."

Banks começou sua carreira no Chesterfield em 1958 e se transferiu para o Leicester City no ano seguinte. Ele fez sua primeira partida pela seleção inglesa em 1963, quatro anos antes de se juntar ao Stoke.

(Reportagem de Simon Jennings em Bengaluru)