Ex-goleiro inglês Gordon Banks morre aos 81 anos
STOKE, Inglaterra (Reuters) - Gordon Banks, goleiro da seleção da Inglaterra que conquistou o título mundial de 1966, morreu aos 81 anos, informou seu ex-clube, o Stoke City, nesta terça-feira.
Banks fez 73 partidas pela seleção entre 1963 e 1972, além de quase 200 jogos pelo Stoke antes de sua carreira chegar ao fim por causa de um acidente de carro que lhe custou a visão de um dos olhos.
Ele é considerado um dos melhores goleiros da história e talvez seja mais lembrado pela defesa que fez para impedir que Pelé marcasse contra os ingleses durante a Copa do Mundo de 1970, que mais tarde acabou conhecida como "a defesa do século".
"É com grande pesar que anunciamos que Gordon faleceu pacificamente durante a noite", disse a família de Banks em comunicado divulgado pelo site oficial do Stoke na internet.
"Estamos devastados por perdê-lo, mas temos tantas memórias felizes e não podíamos ter mais orgulho dele."
Banks começou sua carreira no Chesterfield em 1958 e se transferiu para o Leicester City no ano seguinte. Ele fez sua primeira partida pela seleção inglesa em 1963, quatro anos antes de se juntar ao Stoke.
(Reportagem de Simon Jennings em Bengaluru)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.