Topo

Direita espanhola deve ficar a poucos votos de maioria parlamentar, mostra pesquisa

25/02/2019 13h32

MADRI (Reuters) - Uma coalizão de partidos da direita espanhola - o Partido do Povo (PP), Ciudadanos e o de extrema-direita Vox - ficaria a poucos votos de atingir atingiria maioria parlamentar, mostrou nesta segunda-feira uma pesquisa de opinião feita antes da eleição prevista para 28 de abril.

Na esquerda, os socialistas (Psoe) precisariam do apoio do anti-austeridade Podemos e de pequenos partidos regionais para alcançar a maioria, de acordo com a pesquisa GAD3 para o jornal ABC.

A pesquisa, realizada entre os dias 18 e 22 de fevereiro com 800 entrevistados, mostrou que o Psoe obteria o maior número de votos entre todos os partidos, com 28,9 por cento e 122 cadeiras. O PP teria 23,2 por cento e 97 assentos, Ciudadanos controlaria 15,7 por cento e 53 assentos, e Vox conseguiria 10,8 por cento e 23 assentos.

Uma pesquisa da Sigma Dos publicada no sábado também mostrou que os três partidos de direita ganhariam por uma pequena margem, ilustrando como o sistema político espanhol, há muito dominado pelo Psoe e pelo PP, se fragmentou nos últimos anos.

(Reportagem de Paul Day)