Topo

Ministro de Relações Exteriores do Irã, arquiteto de acordo nuclear, renuncia ao cargo

25/02/2019 20h35

Por Parisa Hafezi

DUBAI (Reuters) - O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, formado nos Estados Unidos e arquiteto do acordo nuclear de 2015 entre Teerã e potências mundiais, anunciou inesperadamente a renúncia ao cargo nesta segunda-feira.

"Muito obrigado pela generosidade do querido e corajoso povo do Irã e de suas autoridades durante os últimos 67 meses. Peço sinceramente desculpas pela incapacidade de continuar servindo e por todas as falhas durante o meu serviço. Sejam felizes e dignos", escreveu em sua conta no Instagram.

Ele não mencionou nenhuma razão específica para a decisão.

Zarif desempenhou papel de liderança no acordo sob o qual o Irã concordou em reduzir seu programa nuclear em troca da suspensão de sanções econômicas internacionais.

Ele foi muito criticado por iranianos anti-Ocidente de linha dura após os Estados Unidos deixarem o acordo em maio do ano passado e imporem novamente as sanções.

O porta-voz da missão iraniana para a Organização das Nações Unidas (ONU) Alireza Miryousefi confirmou o anúncio da renúncia, mas não há informações sobre se o presidente do Irã, Hassan Rouhani, a aceitará.

A agência de notícias semioficial do Irã Tasnim disse que "algumas fontes confirmaram a renúncia de Zarif".

(Reportagem de Parisa Hafezi)