Topo

Ossos de centenas de judeus são encontrados em vala dos tempos nazistas em Belarus

26/02/2019 17h26

BREST, Belarus (Reuters) - Soldados de Belarus desenterraram os ossos de centenas de pessoas que foram fuziladas durante a Segunda Guerra Mundial de uma vala coletiva descoberta no local de um gueto onde judeus viviam sob controle dos nazistas.

O túmulo foi descoberto por acaso no mês passado no canteiro de uma obra de uma área residencial do centro de Brest, perto da fronteira polonesa.

Soldados com máscaras brancas vasculharam o local com pás, espátulas e mãos cobertas com luvas para retirar os ossos nesta terça-feira. Eles também encontraram itens como sapatos de couro que não se deterioraram.

Dmitry Kaminsky, um soldado que comandava a unidade, disse que os soldados já exumaram 730 corpos até agora, mas que não pode afirmar quantos mais serão encontrados.

"É possível que haja mais deles por baixo da rua. Temos que quebrar a rua de asfalto. Aí saberemos."

Alguns dos crânios tinham buracos de bala, o que sugere que as vítimas foram executadas com um tiro na nuca.

Belarus, uma ex-república soviética, foi ocupada pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, e dezenas de milhares do seus judeus foram mortos pelos nazistas.

O local da vala coletiva serviu de dezembro de 1941 a outubro de 1942 como parte um gueto, áreas criadas pelos nazistas para segregar judeus e às vezes outras minorias de outros moradores das cidades. Brest era parte da Polônia antes da guerra.

As autoridades locais querem enterrar os corpos com uma cerimônia em um cemitério no norte da cidade.

(Reuters TV)