Dezenas de milhares de argelinos pedem que presidente Bouteflika deixe o poder
Por Lamine Chikhi e Hamid Ould Ahmed
ARGEL (Reuters) - Dezenas de milhares de pessoas em cidades por toda a Argélia pediram nesta sexta-feira que o presidente Abdelaziz Bouteflika deixe o cargo, na maior manifestação contra o governo no país desde a Primavera Árabe há oito anos.
Os protestos foram majoritariamente pacíficos mas, à medida que as multidões diminuíram, conflitos começaram na capital Argel entre a polícia e manifestantes perto do palácio presidencial, segundo testemunhas.
Uma pessoa morreu durante uma debandada, disse uma fonte. A mídia local disse que foi um homem de 60 anos que caiu, mas detalhes adicionais não estavam disponíveis de imediato.
Diversos manifestantes e policiais ficaram feridos durante choques em Argel, disse a televisão estatal, sem dar mais detalhes.
Antes, um mar de pessoas de todas as idades lotaram as ruas após as orações de sexta-feira entoando “Adeus Bouteflika!” e “Pacífico! Pacífico”. Muitos estavam cobertos pela bandeira argelina e carregavam cartazes e faixas.
Manifestações de grande escala --raramente vistas na Argélia-- contra os planos de Bouteflika de buscar um quinto mandato no poder em eleições marcadas para abril começaram há uma semana, mas tiveram a maior presença nesta sexta-feira.
O político de 81 anos sofreu um derrame em 2013 e foi visto apenas algumas vezes desde então. Sua candidatura à reeleição provocou indignação entre argelinos que acreditam que ele não está apto a liderar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.