Governador de Washington lança pré-candidatura à Presidência dos EUA com foco em mudança climática
Por Sharon Bernstein e Ginger Gibson
SEATTLE/WASHINGTON (Reuters) - O governador do Estado de Washington, Jay Inslee, lançou nesta sexta-feira sua pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos, com o compromisso de combater a mudança climática e promover políticas para tornar o país mais próspero e inclusivo.
Durante pronunciamento em Seattle na garagem de uma companhia de energia solar, Inslee se tornou o primeiro governador a aderir ao grande grupo de democratas que disputam a nomeação do partido para concorrer à Casa Branca em 2020, uma corrida que deve ser volátil e disputada uma vez que o vencedor enfrentará o atual presidente Donald Trump.
“Estou me candidatando a presidente porque, ao contrário do homem que está na Casa Branca, eu acredito em todas as pessoas que compõem os Estados Unidos”, disse Inslee, que frequentemente critica Trump no Twitter, ao som de aplausos.
O governador e ex-parlamentar fez do combate à mudança climática a peça central de sua campanha, dizendo nesta sexta-feira que o esforço ajudará a melhorar tanto a economia como a saúde norte-americana, além de preservar o planeta.
Inslee, de 68 anos, disse que não irá dar continuidade a qualquer subsídio às indústrias de petróleo e gás se eleito presidente.
Ele pediu apoio do movimento conhecido como Green New Deal, apoiado por parlamentares democratas progressistas, e disse que o investimento em energias renováveis como a solar e eólica tem estimulado a economia do Estado de Washington e ajudado a criar milhões de empregos por todo o país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.