Macron pede "renascimento" e diz que Europa corre risco: "nacionalismo oferece nada"

O presidente da França, Emmanuel Macron, fez uma forte defesa da Europa em uma coluna de jornal a ser publicada em todos os 28 países membros da União Europeia, na qual lança ideias para um "renascimento europeu", antes de eleições no bloco marcadas para maio.
Chamando a votação de "decisiva" e alertando que a Europa pode estar em perigo, suas palavras soaram como um chamado de atenção para o bloco em um momento em que ele busca uma reforma da União Europeia.
A coluna de Macron coincide com o aumento de tensões no Ocidente, em meio às políticas de Donald Trump nos Estados Unidos e a saída do Reino Unido da UE. Além disso, uma postura mais assertiva da China e da Rússia também representam grandes desafios ao bloco de países.
Uma série de propostas feitas na coluna, que será publicada na terça-feira em jornais que vão desde o britânico Guardian ao alemão Die Welt e o espanhol El País, tem como objetivo proteger os cidadãos europeus, dando ao bloco novo ânimo diante da competição global.
"Nas próximas semanas, as eleições europeias serão decisivas para o futuro de nosso continente. A Europa nunca foi tão necessária quanto agora desde a Segunda Guerra Mundial e a Europa nunca esteve em tanto perigo", escreveu Macron na coluna. "O nacionalismo oferece nada. É um projeto de rejeição."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.