Babás se juntam a protestos de "coletes amarelos" em Paris
PARIS (Reuters) - Centenas de manifestantes “colete-amarelos” começaram passeatas em Paris, neste sábado, marcando o 17º fim de semana seguido de protestos contra o governo, apesar de tentativas do presidente francês, Emmanuel Macron, de controlar a insatisfação com uma série de debates ao redor do país.
Manifestantes usando o colete de alta visibilidade, que se tornou símbolo do movimento, receberam a companhia de outros, vestidos de rosa, à medida em que babás apareceram contra uma reforma que afetaria o subsídio ao seu desemprego.
Outros encontros foram planejados no sábado em várias cidades francesas, como Bordeaux e Toulouse, assim como em locais menores, como Puy-en-Velay, no sul.
Alguns manifestantes fizeram um “flashmob” no aeroporto parisiense Charles de Gaule, tremulando bandeiras da França e dançando em um dos terminais, mostraram imagens da emissora BFM TV.
O que começou no último mês de novembro como críticas contra o plano de Macron de aumentar o imposto do combustível --parte da sua busca por um modelo de energia mais limpo-- transformou-se em um movimento mais amplo contra um governo considerado descolado das dificuldades pelas quais algumas famílias e trabalhadores de baixa renda passam.
A presença nas manifestações tem caído das quase 300.000 pessoas nos bloqueios às estradas e passeatas ao redor da França em 17 de novembro, para 46.600 no último sábado, de acordo com o Ministério do Interior.
(Reportagem de Sarah White)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.