Israel suspeita de que Irã hackeou celular de líder nas pesquisas eleitorais, diz TV
JERUSALÉM (Reuters) - O serviço de inteligência de Israel, Shin Bet, suspeita que o Irã hackeou o celular de Benny Gantz, adversário do primeiro-ministro isralense, Benjamin Netanyahu, na eleição de 9 de abril, disse uma emissora de TV israelense nesta quinta-feira.
Gantz, ex-chefe das Forças Armadas de Israel, foi informado sobre a invasão semanas atrás, disse a rede Channel 12, adicionando que o Shin Bet acredita que a inteligência estatal iraniana acessou dados pessoais do ex-general.
O Shin Bet se recusou a comentar o caso.
O partido de centro de Gantz, o Azul e Branco, que ultrapassou o conservador Likud de Netanyahu em pesquisas de intenção de voto, menosprezou qualquer perspectiva de uma violação de segurança nacional e sugeriu que a história foi deliberadamente vazada.
"Deve ser enfatizado que o incidente aconteceu cerca de quatro anos depois de Gantz encerrar seu mandato como chefe (militar) e o atual momento desta publicação levanta muitas perguntas", disse o Azul e Branco em comunicado.
O porta-voz do Likud respondeu: "Não estamos envolvidos nisso".
Os arqui-inimigos Israel e Irã têm há muito travado uma guerra. "O Irã ataca Israel diariamente", disse Netanyahu durante conferência cibernética em janeiro.
Suspeita-se amplamente que Israel e os EUA tenham usado o malware Stuxnet, descoberto em 2010, que sabotou componentes do programa nuclear iraniano.
(Reportagem de Dan William)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.