Topo

Oposição venezuelana assume controle de propriedades diplomáticas nos EUA

18/03/2019 18h10

Por Gershon Peaks

WASHINGTON (Reuters) - Representantes do líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, tomaram controle de três propriedades diplomáticas do país nos Estados Unidos, disse o enviado de Guaidó para os EUA nesta segunda-feira, à medida que a oposição intensifica seus esforços para depor o presidente Nicolás Maduro.

O enviado, Carlos Vecchio, disse que a oposição ganhou o controle de dois prédios do Ministério de Defesa da Venezuela em Washington e de um edifício consular em Nova York. Ele acrescentou que o grupo espera assumir o controle da embaixada venezuelana em Washington "nos próximos dias".

As medidas acontecem depois que Guaidó, o presidente da Assembleia Nacional, controlada pela oposição, invocou a Constituição para assumir como presidente interino do país em janeiro, argumentando que a reeleição de Maduro em maio de 2018 foi ilegítima.

Ele tem sido reconhecido como líder legítimo da Venezuela pela maior parte dos países do Ocidente, incluindo pelos Estados Unidos.

"Estamos tomando esses passos para preservar os bens dos venezuelanos aqui neste país", disse Vecchio a partir de um dos prédios, o escritório do adido militar da Venezuela para Washington, após remover um retrato de Maduro de uma das paredes e substituí-lo por um de Guaidó.

Maduro, que tem descrito Guaidó como um fantoche dos Estados Unidos que busca retirá-lo do poder em um golpe de Estado, rompeu relações com Washington depois que o país reconheceu Guaidó, convocando o pessoal diplomático e consular venezuelano de volta a Caracas.

De 55 funcionários, 12 decidiram permanecer nos Estados Unidos e apoiar Guaidó, disse Vecchio nesta segunda-feira.