Democratas vão ao ataque após governo Trump avançar contra Obamacare
Por Amanda Becker
(Reuters) - Democratas de destaque no Congresso dos EUA atacaram nesta terça-feira uma medida judicial tomada pelo governo de Donald Trump para avançar contra a lei que criou o Obamacare, afirmando que os norte-americanas mostraram nas urnas, em novembro do ano passado, que desejam a proteção da legislação.
Na segunda-feira, o Departamento de Justiça dos EUA enviou uma manifestação de duas frases para a Corte de Apelação do Quinto Circuito afirmando que apoia a decisão de um juiz federal, tomada em dezembro, segundo a qual a legislação de acesso barato à saúde viola a Constituição norte-americana, pois exige que as pessoas paguem por cuidados médicos.
A manifestação diz que o Departamento de Justiça irá enviar um parecer legal mais extenso em seguida.
Para os democratas, a medida contra o Obamacare deve ofuscar a alegada vitória de Donald Trump após um relatório do promotor-especial Robert Mueller descartar um conluio com os russos para interferir nas eleições presidenciais.
A manifestação do Departamento de Justiça deu aos democratas uma oportunidade de mudar o foco para uma questão que dizem ser mais cara aos eleitores do que a investigação de Mueller.
“Sempre sentimos que as questões que afetam os norte-americanos comuns --cuidados médicos, mudanças climáticas, empregos-- (são) muito mais importantes para eles, e para nós, do que o que acontece em uma investigação:, disse o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, a jornalistas.
Os democratas assumiram a defesa do Obamacare como bandeira na campanha paras as eleições parlamentares de novembro passado, quando pesquisas de opinião mostraram que oito em dez norte-americanos apoiam os principais benefícios do programa, entre eles a proteção contra a carência para pessoas com doenças prévias.
A estratégia deu certo, com os democratas conquistando uma maioria de 38 assentos na Câmara dos Deputados.
O Obamacare --visto como uma marca do antecessor de Trump, o democrata Barack Obama-- tem sido um ponto crítico da política americana desde sua aprovação em 2010, com os republicanos, incluindo Trump, repetidamente tentando derrubá-lo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.