PUBLICIDADE
Topo

Líderes da UE vão se reunir em 10 de abril sobre Brexit, diz Tusk, do Conselho Europeu

29/03/2019 12h25

BRUXELAS (Reuters) - Líderes da União Europeia se reunirão em 10 de abril para discutir a saída do Reino Unido do bloco, disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, após parlamentares britânicos rejeitarem um acordo pela terceira vez nesta sexta-feira.

"Em face da rejeição do acordo de saída pela Câmara dos Comuns, eu decidi convocar o Conselho Europeu em 10 de abril", escreveu Tusk no Twitter.

Na semana passada, líderes da UE deram a May um prazo até esta sexta-feira para garantir apoio para o acordo que ela negociou com o bloco no ano passado, ou o Reino Unido terá que sair da UE até 12 de abril se Londres não oferecer outra estratégia.

A Comissão Europeia disse que um Brexit em 12 de abril sem acordo é agora um cenário provável.

"A Comissão lamenta a votação negativa na Câmara dos Comuns hoje", disse um porta-voz, acrescentando que a UE deu a Londres até 12 de abril para informar o bloco sobre os próximos passos. "Está à cargo do Reino Unido indicar o caminho adiante antes desta data."

"Um cenário sem acordo em 12 de abril é agora um cenário provável. A UE... está agora totalmente preparada para um cenário sem acordo à meia-noite de 12 de abril."

(Por Alastair Macdonald e Gabriela Baczynska)