Topo

Chile diz que buscará compromissos "mais ambiciosos" em cúpula climática da ONU

A COP 24, que será sediada no Chile, reunirá representantes de cerca de 200 países para discutir a questão climática e o aquecimento global - Getty Images
A COP 24, que será sediada no Chile, reunirá representantes de cerca de 200 países para discutir a questão climática e o aquecimento global Imagem: Getty Images

Natalia Ramos

08/04/2019 16h12

O Chile tentará convencer os países que participarem da conferência sobre mudança climática da Organização das Nações Unidas (ONU) no final do ano em Santiago a adotar compromissos "mais ambiciosos" para enfrentar o aquecimento global, disse nesta segunda-feira o presidente chileno, Sebastián Piñera.

Segundo o mandatário, o Acordo de Paris de 2015, o COP 21, cujo objetivo é manter o aumento da temperatura neste século muito abaixo dos 2 graus Celsius, não basta "para evitar que o mundo continue seguindo um caminho que pode terminar em tragédia".

"Nesta cúpula COP 25 que teremos no Chile, vamos ter que avançar para que os países assumam compromissos mais ambiciosos", disse ele em uma coletiva de imprensa no palácio de governo.

A cúpula acontecerá em Santiago entre 2 e 13 de dezembro e reunirá representantes de quase 200 países.

O Chile também fomentará debates em dois temas que lhe interessam "de maneira especial", disse Piñera: a proteção e o cuidado da Antártida e dos oceanos.

O mandatário anunciou também nesta segunda-feira a criação de um comitê assessor formado por funcionários de governo, políticos, cientistas e representantes do empresariado que se reunirá de maneira permanente antes da cúpula.