Topo

Suprema Corte de Myanmar decidirá sobre recurso de jornalistas da Reuters presos

21/04/2019 15h15

YANGON (Reuters) - A Suprema Corte de Myanmar decidirá na terça-feira sobre um recurso de dois jornalistas da Reuters presos por transgredirem uma lei da era colonial sobre segredos oficiais, em um caso que tem levantado questões sobre a transição do país para a democracia.

Wa Lone, 33 anos, e Kyaw Soe Oo, de 29, passaram mais de 16 meses em detenção desde que foram presos em dezembro de 2017, enquanto trabalhavam em uma investigação sobre a morte de 10 homens muçulmanos rohingya durante uma ação de repressão do Exército na parte ocidental do país.

A Suprema Corte, nível mais alto da Justiça em Myanmar, listou o caso dos jornalistas em seu site e página do Facebook no sábado.

O governo afirmou que eles foram encontrados em posse de documentos secretos que poderiam prejudicar a segurança nacional.

Delineando seus fundamentos de apelação em março, o advogado dos repórteres, Khin Maung Zaw, disse que faltam provas de um crime e que há evidência de que a dupla foi incriminada pela polícia. Um policial disse a uma corte de nível mais baixo no ano passado que oficiais haviam forjado a descoberta de documentos secretos com os dois repórteres.

Um juiz do tribunal distrital em Yangon julgou os dois jornalistas culpados sob a Lei dos Segredos Oficiais em setembro passado e os sentenciou a sete anos de prisão. O Supremo Tribunal de Yangon rejeitou um recurso anterior, em janeiro.

Ambos os homens estão separados de famílias jovens. A esposa de Wa Lone, Panei Mon, deu à luz o primeiro filho deles no ano passado.

A prisão dos repórteres provocou protestos de ativistas da liberdade de imprensa, diplomatas ocidentais e líderes mundiais, aumentando a pressão sobre a líder de Myanmar, Aung San Suu Kyi, ganhadora do Nobel que assumiu o poder em 2016 em meio à transição para um regime militar.

A investigação na qual os jornalistas estavam trabalhando foi completada por colegas e publicada em 2018. Na semana passada, foi premiada com o prêmio Pulitzer para reportagens internacionais.

(Reportagem de Thu Thu Aung)