Topo

Bolsonaro assina parecer que dá a órgãos de controle acesso a contas bancárias em operações de entes públicos

25.abr.2019 - Presidente Jair Bolsonaro assina parecer da AGU ao lado do advogado-geral da União, André Luiz Mendonça - Reprodução
25.abr.2019 - Presidente Jair Bolsonaro assina parecer da AGU ao lado do advogado-geral da União, André Luiz Mendonça Imagem: Reprodução

Lisandra Paraguassu

Em Brasília

25/04/2019 20h20

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje um parecer da AGU (Advocacia-Geral da União) que determina o fim do sigilo bancário nas operações de crédito envolvendo recursos públicos da União, estados, autarquias e fundações da administração pública para os chamados órgãos de controle, como Polícia Federal e TCU (Tribunal de Contas da União).

O parecer preparado pela AGU foi assinado pelo presidente durante a transmissão ao vivo que faz todas as quintas-feiras nas redes sociais.

De acordo com material distribuído pela AGU, a decisão tem base no princípio constitucional da publicidade. A partir desse parecer, os órgãos de controle poderão ter acesso às contas bancárias usadas nas operações.

Segundo a AGU o parecer segue entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) em mandado de segurança de 2015, quando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tentou impedir o compartilhamento de informações sobre empréstimos realizados com o grupo JBS/Friboi com o TCU.

O STF decidiu que as operações financeiras que envolvam recursos públicos não são cobertas pelo sigilo bancário, uma vez que estão submetidas "aos princípios da administração pública".