Topo

Capital do Canadá, Ottawa declara estado de emergência com elevação das águas

25/04/2019 20h29

MONTREAL/OTTAWA (Reuters) - A elevação do nível da água provocou novas retiradas de moradores na parte central do Canadá, nesta quinta-feira, e o prefeito de Ottawa, capital do país, declarou estado de emergência, enquanto em Québec as autoridades alertaram para o risco de rompimento do reservatório de uma hidrelétrica.

O prefeito de Ottawa, Jim Watson, declarou a emergência diante da elevação do nível do rio Ottawa e da previsão de chuvas fortes para sexta-feira. Em um comunicado publicado no Twitter, Watson pediu ajuda do governo provincial de Ontário e dos militares do país.

Ele alertou que “os níveis de inundação previstos atualmente superam os níveis que causaram danos significativos a diversas propriedades na cidade de Ottawa em 2017”.

Até as 13h desta quinta-feira, as chuvas de primavera haviam causado a morte de uma pessoa e forçado mais de 900 a saírem de suas casas na província de Québec, de acordo com o site do governo.

A previsão de mais chuva para as próximas 24 ou 48 horas causou mais preocupação nesta quinta-feira com a barragem de Bell Falls, no oeste de Québec, que pode estar sob risco de rompimento devido ao elevado nível da água.

A polícia da província de Québec disse que, até esta quinta à tarde, 250 pessoas foram retiradas de suas casas na área como medida de prevenção para o caso de rompimento da barragem no rio Rouge. O reservatório encontra-se em sua capacidade máxima de escoamento, segundo a estatal responsável pela administração do local.

(Reportagem de Allison Lampert em Montreal e David Ljunggren e Julie Gordon em Ottawa)