Topo

Corrida para suceder May tem como foco batalha do Brexit sem acordo

26/05/2019 10h28

Por Kylie MacLellan

LONDRES (Reuters) - A perspectiva de um Brexit sem acordo estava rapidamente se tornando a batalha central da disputa pela sucessão da primeira-ministra Theresa May neste domingo, enquanto o ministro do Meio Ambiente Michael Gove se tornou o mais recente candidato a se declarar.

Na sexta-feira, May anunciou sua renúncia, após o fracasso em entregar o Brexit, abrindo caminho para um novo líder que poderia buscar uma separação mais brusca da União Europeia, levar a um confronto com o bloco, ou a uma possível eleição parlamentar.

Ao apresentarem sua proposta ao Partido Conservador, grupo em grande parte pró-Brexit que decidirá o resultado da disputa, quatro dos aspirantes à liderança disseram que a Grã-Bretanha deve deixar a União Europeia em 31 de outubro, mesmo que isso signifique um Brexit sem acordo.

"Eu lutarei por um acordo mais justo em Bruxelas ... se não, deixarei claro que vamos sair nos termos da OMC em outubro", disse à BBC o ex-ministro do Brexit Dominic Raab, considerado o segundo favorito.

"Se você não está disposto a se afastar de uma negociação, ela não focaliza a mente do outro lado... não pedirei uma extensão."

As candidatas Esther McVey e Andrea Leadsom fizeram comentários semelhantes neste domingo, enquanto o ex-ministro das Relações Exteriores Boris Johnson, o favorito para substituir May, disse na sexta-feira: "Vamos deixar a UE em 31 de outubro, com ou sem acordo".

Gove, um dos principais defensores do Brexit durante a campanha do referendo de 2016 e candidato pela liderança dentro do partido vencido por May, disse aos repórteres neste domingo que planejava concorrer novamente.

"Estou pronto para unir o Partido Conservador e Unionista, pronto para entregar o Brexit e pronto para liderar este grande país", disse ele, sem dar detalhes sobre seus planos para o Brexit.

( Reportagem adicional de David Milliken )