Topo

Assange sofre tortura psicológica e teria "julgamento espetacularizado" nos EUA, diz relator da ONU

31/05/2019 08h19

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, tem sofrido tortura psicológica a partir de uma campanha de difamação e não deve ser extraditado para os Estados Unidos, onde enfrentaria um "julgamento político espetacularizado", disse um investigador de direitos humanos da Organização das Nações Unidas nesta sexta-feira.

Nils Melzer, relator especial da ONU sobre tortura que visitou Assange em uma prisão de alta segurança em Londres em 9 de maio junto a dois especialistas médicos, disse que o encontrou agitado, sob estresse severo e incapaz de lidar com seu complexo caso legal.

"Nossa descoberta foi que o sr. Assange mostra todos os sintomas de uma pessoa que foi exposta a tortura psicológica por um período prolongado de tempo. O psiquiatra que acompanhou minha missão disse que seu estado de saúde era grave", afirmou Melzer à Reuters durante entrevista em Genebra.

"Mas meu entendimento é que ele agora já foi hospitalizado e não pode ser julgado", acrescentou.

Assange estava doente demais para apresentar-se via videoconferência a uma audiência na quinta-feira sobre um pedido de extradição para os EUA, disse seu advogado, Gareth Peirce, à Reuters. Assange está em uma enfermaria.

"O sr. Assange foi deliberadamente exposto, por um longo período de diversos anos, a modos progressivamente severos de tratamento ou punição cruel, desumana e degradante, os efeitos cumulativos disso só podem ser descritos como tortura psicológica", Melzer declarou em um comunicado.

Melzer, um suíço professor de Direito, se recusou a identificar juízes ou políticos sêniores que acusou de difamar Assange, afirmando que "dezenas, se não centenas de indivíduos", se expressaram inadequadamente.

"Não estamos falando aqui sobre processo, mas de perseguição. Isso significa que o poder judicial, instituições e processos estão sendo deliberadamente abusados por motivos ocultos", acrescentou.

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, tuitou logo após a declaração de Melzer, dizendo: "Isso está errado. Assange escolheu se esconder na embaixada e sempre esteve livre para ir embora e enfrentar a justiça."

"O relator especial da ONU deve permitir a tribunais britânicos fazer os próprios julgamentos sem sua interferência ou acusações inflamatórias", disse.