Topo

Irã discutirá salvação para acordo nuclear com potências europeias, China e Rússia

20/06/2019 17h10

BRUXELAS (Reuters) - Autoridades de Irã, França, Alemanha, Grã-Bretanha, China e Rússia vão se reunir dia 28 de junho, em Viena, para discutir formas de salvar o acordo nuclear de 2015 com o governo iraniano, informou nesta quinta-feira a União Européia.

O encontro vai avaliar como "enfrentar os desafios decorrentes da retirada e re-imposição de sanções pelos Estados Unidos contra o Irã", acrescentou a UE, referindo-se à decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de deixar o pacto no ano passado.

Autoridades do alto escalão dos seis países também vão avaliar "recentes comunicados do Irã sobre a implementação de seus compromissos nucleares", informou o comunicado da UE, referindo-se às ameaças de Teerã de exceder os limites de seus estoques de urânio enriquecido antes do final deste mês.

O pacto nuclear de 2015 visa a impedir qualquer caminho para uma bomba nuclear iraniana em troca da remoção da maioria das sanções internacionais.

O governo iraniano declarou em maio que aliviaria o cumprimento do acordo nuclear em protesto contra a retirada dos EUA.

(Reportagem de Robin Emmott)