Topo

Valores liberais estão obsoletos, diz Putin em entrevista

27/06/2019 20h23

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse em uma entrevista publicada nesta quinta-feira que os valores liberais estão obsoletos por que foram rejeitados pela maioria das pessoas dos países ocidentais. 

Putin afirmou ao jornal Financial Times que a chanceler alemã, Angela Merkel, havia cometido um erro fundamental ao adotar uma política liberal para imigração do Oriente Médio. 

"A idéia liberal pressupõe que nada precisa ser feito. Os imigrantes podem matar, roubar e estuprar com impunidade por que seus direitos como imigrantes devem ser protegidos. Que direitos são esses? Todo crime deve ter sua punição", disse Putin na entrevista. 

"Então a ideia liberal se tornou obsoleta. Ela está em conflito com os interesse de uma maioria esmagadora da população", disse. 

Putin disse que a Rússia não é homofóbica, mas que a disposição do Ocidente em abraçar a homossexualidade e a fluidez de gênero lhe parece excessiva. 

"Valores tradicionais são mais estáveis e mais importantes para milhões de pessoas que essa ideia liberal, que, na minha opinião, está deixando de existir." 

Putin também disse que tem a impressão de que círculos liberais estariam determinados a usar os problemas pelos quais a Igreja Católica está passando para destruir a igreja. 

(Reportagem de Christian Lowe)