Topo

Portugal suspende vistos para iranianos citando razões de segurança

16/07/2019 16h17

LISBOA (Reuters) - Portugal suspendeu a emissão de vistos de entrada para cidadãos iranianos citando razões de segurança não especificadas, disse o ministro das Relações Exteriores, Augusto Santos Silva, a um comitê parlamentar nesta terça-feira.

Respondendo a um membro do comitê que indagou se tal medida foi adotada, Santos Silva disse durante uma reunião televisionada: "Sim, nós os suspendemos por razões de segurança... darei explicações mais tarde, mas não publicamente."

    "Portugal não brinca com a entrada em seu território", acrescentou, sem revelar quando a decisão foi tomada.

    O presidente da comissão declarou a reunião encerrada depois de cerca de duas horas sem mais depoimentos longe das câmeras.

    João Gonçalves Pereira, parlamentar do partido conservador CDS-PP que fez a pergunta, disse à Reuters: "Recebemos a informação de que vistos para iranianos foram suspensos por duas ou três semanas, e só queríamos confirmar isso."

    Ele não quis dizer qual foi a fonte da informação original ou se algum cidadão iraniano se queixou da situação.

Questionado por repórteres após a reunião no comitê, Santos Silva disse que a suspensão "não tem nada a ver com a qualidade das relações bilaterais entre Portugal e Teerã".

"Foi uma suspensão temporária e esperamos retomar em breve", acrescentou, segundo a agência de notícias Lusa.

Ninguém estava disponível para comentar na embaixada iraniana em Lisboa.

    (Por Catarina Demony e Andrei Khalip)