Topo

Terremoto de magnitude 5,1 atinge noroeste de Atenas e deixa dois feridos

Em Atenas

19/07/2019 08h51

ATENAS (Reuters) - Um terremoto de magnitude 5,1 atingiu a capital grega Atenas nesta sexta-feira, interrompendo o funcionamento da rede elétrica e das telecomunicações, além de fazer com que pessoas em pânico deixassem prédios da capital grega.

O Centro Europeu de Monitoramento de Terremotos (EMC) registrou o epicentro do tremor a 22 quilômetros a noroeste da cidade, citando uma testemunha que caracterizou o terremoto como "forte, mas felizmente não muito longo".

Correspondentes da Reuters presenciaram pessoas saindo de prédios na cidade, e centenas se reuniram na praça Sintagma, uma das principais de Atenas.

Duas pessoas foram levemente feridas por destroços, segundo autoridades do Ministério da Saúde.

A Acrópole, antigo complexo de templos que inclui o Partenon e localizado no topo de uma colina rochosa, se manteve intacta, de acordo com autoridades.

O sismólogo Manolis Skordilis disse à emissora grega Star TV que "o terremoto foi próximo da superfície, motivo pelo qual foi tão sentido".

Uma autoridade da brigada de incêndio disse que houve diversos pedidos por resgate via ligações de pessoas que estavam presas em elevadores.

Cerca de 40 minutos após o primeiro tremor, moradores sentiram outro forte abalo, de magnitude 4,4, com epicentro na mesma região, ao pé do Monte Parnitha.

Em 1999, um terremoto de magnitude 5,9 atingiu o mesmo local e matou 143 pessoas.

(Por George Georgiopoulos, Renee Maltezou, Angeliki Koutantou e Michele Kambas)