Topo

EUA diz que avião venezuelano ofuscou agressivamente nave militar norte-americana

21/07/2019 14h42

Por Idrees Ali

WASHINGTON (Reuters) - O exército norte-americano acusou neste domingo um avião de guerra venezuelano de ter “agressivamente” ofuscado uma nave norte-americana Navy EP-3 Aries II em espaço aéreo internacional, em mais um sinal de hostilidades crescentes entre as duas nações. 

O encontro entre os aviões dos EUA e da Venezuela aconteceu na sexta-feira, mesmo dia em que a administração do presidente Donald Trump anunciou sanções contra quatro oficiais de primeiro escalão da agência de contra-inteligência militar da Venezuela. 

Em um comunicado emitido neste domingo, o exército norte-americano afirmou que o “avião produzido pela Rússia agressivamente ofuscou o EP-3 a uma distância insegura, em espaço aéreo internacional, por um período de tempo prolongado, ameaçando a segurança da tripulação e prejudicando a missão do EP-3”. 

Os dois aviões não colidiram e ninguém ficou machucado no incidente. 

A administração Trump tem repetidamente usado sanções na tentativa de depor o presidente venezuelano Nicolás Maduro, cuja reeleição em 2018 foi considerada ilegítima pelos EUA e por muitas nações ocidentais.