Topo

México diz que Pompeo reconhece progresso do país em conter a imigração

21/07/2019 16h13

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, reconheceu “avanços significativos em operações mexicanas” para reduzir o fluxo de imigração aos Estados Unidos, parte do acordo entre as nações firmado em 7 de junho, afirmou o ministério de Relações Exteriores do México em um comunicado neste domingo. 

Pompeo reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, neste domingo na Cidade do México, para discutir imigração e comércio, entre tensões bilaterais crescentes, antes do prazo do acordo que remove ameaças de tarifas contra exportações mexicanas. 

"Sobre a imigração, o secretário Pompeo reconheceu o progresso significativo feito por agentes mexicanos, em conformidade com o acordo entre os dois países alcançado em 7 de junho em Washington", disse o ministério em um comunicado.

Pompeo disse em um post no Twitter que "EUA e México compartilham muito mais que uma fronteira".

"Em nosso encontro, Ebrard e eu reafirmamos nossos valores democráticos compartilhados e nossos laços culturais", escreveu. "O México é um dos nossos parceiros mais importantes para aumentar a prosperidade e a segurança de nossos países e da região."

Sob o acordo de junho com os Estados Unidos, o México evitou tarifas punitivas em embarques mexicanos com destino aos EUA, prometendo conter o fluxo de imigrantes ilegais da América Central até 22 de julho.

A reunião na Cidade do México entre Pompeo e Ebrard ocorreu um dia antes do final do período de 45 dias e em meio ao debate pelos parlamentares de um acordo comercial regional para substituir o atual Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

(Por Anthony Esposito)