Topo

Zelenskiy busca mandato mais amplo em eleições parlamentares na Ucrânia

21/07/2019 14h23

Por Maria Tsvetkova e Pavel Polityuk

KIEV (Reuters) - Os ucranianos votaram em uma rápida eleição parlamentar neste domingo que deve fortalecer o poder do presidente Volodymyr Zelenskiy, entregando ao político um mandato mais amplo para impulsionar a mudança em uma nação em guerra.

Comediante de TV, sem experiência anterior em elaboração de políticas, Zelenskiy obteve uma vitória esmagadora na eleição presidencial de abril, tendo se apresentado como um outsider que enfrentaria a corrupção e elevaria os padrões de vida em um dos países mais pobres da Europa.

Mas, desde então, o presidente de 41 anos teve que lidar com um gabinete e parlamentares que são mais leais ao seu antecessor, Petro Poroshenko, numa balança de poder que Zelenskiy espera que a eleição de domingo direcione a seu favor.

Seu partido Servo do Povo, batizado em homenagem à comédia televisiva na qual ele interpretou um presidente fictício, tem consistentemente liderado pesquisas de opinião para a votação parlamentar, embora possa não atingir a maioria.

Zelenskiy até agora não designou publicamente um primeiro-ministro ou um parceiro de coalizão preferencial, mas neste domingo ele pareceu descartar uma aliança com partidos que anteriormente detinham o poder.

Quem vencer a eleição herdará um país no centro de um impasse entre Moscou e o Ocidente após a anexação pela Rússia da península da Crimeia em 2014 e seu papel em um conflito separatista na região de Donbass, no leste da Ucrânia, que matou 13.000 pessoas nos últimos cinco anos.