Topo

Quebra-gelo recupera gravações de baleias-brancas dadas como perdidas

02/08/2019 15h58

Por Matthew Green

KIRUNA, Suécia (Reuters) - Uma gravação de canções de baleias-brancas feita ao longo de um ano foi recuperada no Ártico depois que a tripulação de um navio quebra-gelo sueco encontrou uma boia de pesquisa à deriva em um bloco de gelo perigoso por acaso.

Uma equipe que monitorava o dispositivo no Estado norte-americano da Califórnia disse que quase o havia dado por perdido quando uma sequência "milagrosa" de acontecimentos permitiu que a embarcação Oden realizasse um resgate improvisado enquanto navegava através de um canal no extremo norte do Canadá.

    "Nós a estávamos vendo se afastar via satélite, e aconteceu de ela passar ao largo do Oden. É uma sorte enorme, incrível", disse Josh Jones, estudante de pós-graduação e pesquisador da Instituição de Oceanografia Scripps de San Diego.

    "Como estava presa em um bloco de gelo pesado, teria sido só uma questão de tempo ela ser despedaçada", disse Jones à Reuters por telefone.

    A Scripps começou a usar a boia para períodos de um ano no leito marítimo no Estreito de Barrow, no arquipélago Ártico Canadense, em 2013, pretendendo usar os sons que registrasse para entender melhor o impacto da mudança climática na vida marinha da região.

    A boia gravaria ruídos do ambiente oceânico, do zumbido das turbinas de navios de passagem ou das vibrações da prospecção de petróleo em mares distantes aos estalos agudos das baleias-brancas. Os sons, inaudíveis para humanos, renderam à espécie sociável o apelido de "canários do mar".

    A música enigmática dos narvais, conhecidos por suas "presas" longas, e os sons emitidos por baleias-da-groenlândia e focas barbudas também foram capturados pelo equipamento submarino sensível.