Topo

Paquistão denuncia morte de 3 soldados em confronto na Caxemira

15/08/2019 14h44

ISLAMABAD (Reuters) - O Paquistão disse nesta quinta-feira que três de seus soldados foram mortos em uma troca de tiros na fronteira da região disputada da Caxemira, mas a Índia negou que cinco de suas tropas também morreram.

O general Asif Ghafoor, porta-voz das Forças Armadas paquistanesas, tuitou que seus três soldados morreram e cinco indianos também quando forças da Índia abriram fogo ao longo da divisa contestada conhecida como Linha de Controle (LOC).

"Troca de tiros intermitente continua", disse Ghafoor.

Um porta-voz do Exército indiano o desmentiu. "Nenhuma baixa. Esta afirmação está errada".

Em um comunicado, o Exército indiano disse que, aproximadamente a partir das 7h locais, o Paquistão violou um cessar-fogo entre as duas nações.

O confronto ocorre em um período de grande atrito entre os vizinhos detentores de armas nucleares, iniciado quando a Índia revogou o status especial da porção da Caxemira de maioria muçulmana que controla e enfureceu o Paquistão, que também reivindica a região.

Índia e Paquistão travaram duas guerras por causa da Caxemira, e em fevereiro se envolveram em um conflito aéreo depois que um grupo militante radicado no Paquistão assumiu a autoria de um ataque contra um comboio militar indiano.

(Por Alasdair Pal)