Topo

Celebridades latinas dos EUA pedem "brado contra o ódio" após ataque e operações anti-imigrantes

16/08/2019 17h30

LOS ANGELES (Reuters) - As atrizes Eva Longoria e America Ferrara e mais de 200 outros artistas e líderes de direitos civis latinos publicaram nesta sexta-feira uma carta de apoio à comunidade latina dos Estados Unidos após um ataque a tiros no Texas e operações anti-imigrantes no Mississippi.

Os músicos Jennifer Lopez, Ricky Martin e Lin-Manuel Miranda expressaram apoio à carta, que pediu àqueles de fora da comunidade latina que "bradem contra o ódio".

    "Se você está se sentindo aterrorizado, arrasado e derrotado pela avalanche de ataques à nossa comunidade, não está sozinho", afirma a carta dirigida à Querida Família Latina e publicada em New York Times, La Opinión e outros jornais.

    A carta veio na esteira de um massacre no dia 3 de agosto em El Paso, cidade predominantemente latina no Texas, que deixou 22 mortos e que se acredita ter tido motivação racial, e da prisão de 680 pessoas em operações anti-imigrantes realizadas na semana passada em sete usinas agrícolas de processamento do Mississippi.

    Ambos se seguiram a acusações de que o presidente dos EUA, Donald Trump, atiçou divisões raciais com sua retórica e sua repressão à imigração na fronteira com o México.

    "Não seremos vencidos. Não seremos silenciados. Continuaremos a denunciar qualquer tratamento odioso e desumano da nossa comunidade. Exigiremos dignidade e justiça", afirma a carta.

    O texto pede que aliados da comunidade latina "bradem contra o ódio, contribuam com seus recursos às organizações que apoiam nossa comunidade e responsabilizem nossos líderes".

    (Por Jill Serjeant)