Topo

Comitê da Câmara dos EUA voltará mais cedo de recesso para debater controle de armas

16/08/2019 20h39

Por David Morgan

WASHINGTON (Reuters) - O Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, liderado por parlamentares do Partido Democrata, disse nesta sexta-feira que encerrará o recesso de verão mais cedo e se reunirá no dia 4 de setembro para avaliar novas legislações sobre o controle de armas em resposta aos massacres em El Paso, no Texas, e em Dayton, no Estado de Ohio. 

O painel irá preparar uma série de projetos de lei para a avaliação da Câmara dos Deputados, incluindo uma proibição de compra de armas de alta capacidade em lojas, uma medida para prevenir que pessoas condenadas por contravenções ou crimes de ódio comprem armas e um projeto de "sinal vermelho" para negar armas aos que sejam considerados perigosos para si mesmos ou para outros. 

Os parlamentares também farão uma audiência no dia 25 setembro sobre rifles militares de assalto. 

"Os cidadãos de El Paso querem ação e este Congresso tem o poder de acabar com esse horror", disse a deputada Veronica Escobar no Twitter. Integrante do comitê, ela foi eleita pelo distrito no Texas que foi atingido no dia 3 de agosto, quando um atirador sozinho, equipado com um rifle militar, matou 22 pessoas em um atentado em uma loja da rede Walmart. 

Os atentados em El Paso e Dayton mataram um total de 31 pessoas e jogou a ampla disponibilidade de armas à venda nos Estados Unidos de volta para o palco do debate político no país.