Topo

Espanha envia navio para resgatar migrantes na costa da Itália

20/08/2019 14h22

Por Guglielmo Mangiapane e Ashifa Kassam

LAMPEDUSA/MADRI (Reuters) - A Espanha ordenou nesta terça-feira que um navio fosse à ilha italiana de Lampedusa para levar migrantes que estão numa embarcação de resgate para Mallorca depois que alguns deles pularam no mar, em meio a um prolongado impasse com o governo italiano sobre o seu destino.

O ministro italiano dos Transportes, Danilo Toninelli, saudou a iniciativa da Espanha de levar os migrantes.

A embarcação de resgate Open Arms é comandado por uma instituição de caridade espanhola com o mesmo nome e está no mar há 19 dias com quase 100 migrantes a bordo. A embarcação está aguardando perto do porto de Lampedusa, pedindo para desembarcar os migrantes, em sua maioria africanos, apesar da proibição italiana de atracação de navios de resgate privados.

O navio da marinha espanhola Audaz partirá esta tarde às 17h (horário local) "e navegará por três dias até Lampedusa, onde se encarregará das pessoas resgatadas pelo Open Arms e escoltará o barco" até o porto espanhol de Palma em Mallorca, disse o governo em um comunicado.

"O governo... considera que esta é a solução mais adequada que permitirá uma solução para a emergência humanitária a bordo do Open Arms esta semana", afirmou.

O plano é transferir a maioria dos migrantes para o Audaz e escoltar o Open Arms com os migrantes remanescentes, esclareceu um funcionário do governo posteriormente.

O Open Arms disse que ainda não havia sido informado da decisão espanhola. Mais cedo, a embarcação havia dito no Twitter que "a situação está fora de controle" a bordo.