Topo

Irã limita contatos familiares de ativista britânico-iraniana presa

20/08/2019 19h55

DUBAI (Reuters) - Autoridades do Irã restringiram os contatos da ativista humanitária britânico-iraniana Nazanin Zaghari-Ratcliffe com sua filha a um por mês e a proibiram de ligar para o marido, noticiou a rede BBC nesta terça-feira.

"Richard Ratcliffe disse que, com as novas regras, ela não pode fazer ligações internacionais para ele em Londres – e só pode ver a filha de cinco anos uma vez por mês", disse a BBC.

    O jornal britânico Guardian disse que antes Nazanin podia ver a filha, que mora com os avôs no Irã, a cada poucos dias na prisão.

    Não surgiram reportagens ou comentários de imediato sobre o caso no Irã.

    Nazanin, diretora de projetos da Thomson Reuters Foundation, foi presa em 2016 num aeroporto de Teerã quando voltava para o Reino Unido com a filha após uma visita familiar, e depois foi condenada por tramar para depor o establishment clerical iraniano e sentenciada a cinco anos de prisão.

    Sua família e uma instituição de caridade que a defendem, e que opera independentemente da Thomson Reuters e da Reuters News, negam a acusação.

    Ratcliffe disse que no sábado sua esposa foi reconduzida à prisão depois de receber alta de um hospital, onde esteve devido a uma greve de fome, segundo a BBC.

    (Da redação de Dubai)