Topo

Coreia do Norte chama secretário de Estado dos EUA de "toxina resistente"

Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo - Mandel Ngan/AFP
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo Imagem: Mandel Ngan/AFP

Por Joyce Lee e Hyonhee Shin

Em Seul

23/08/2019 10h54

O diplomata mais graduado da Coreia do Norte disse hoje que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, é uma "toxina resistente" que só complica as conversas de desnuclearização e que seu país está pronto tanto para um diálogo quanto para um impasse.

As conversas visando o desmantelamento dos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte travaram desde uma segunda cúpula mal-sucedida entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Hanói, capital do Vietnã, em fevereiro.

Trump e Kim se reencontraram na fronteira intercoreana em junho e concordaram em retomar negociações de trabalho, o que não aconteceu.

Desde a cúpula do Vietnã, a Coreia do Norte exigiu que Pompeo seja substituído por uma pessoa "mais madura", ao mesmo tempo em que louvou o entendimento entre Kim e Trump.

O ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Ri Yong Ho, que participou da reunião em Hanói ao lado de Pompeo, classificou o principal negociador norte-americano como a "toxina resistente da diplomacia dos EUA", que emprega uma "retórica de sanções banal".

Ri se referia a comentários de Pompeo em entrevistas recentes à imprensa nas quais disse que as sanções serão mantidas até Pyongyang adotar ações concretas para a desnuclearização.

"Ele é verdadeiramente imprudente o suficiente para pronunciar tais palavras impensadas, que só nos deixam decepcionados e céticos quanto a podermos solucionar qualquer problema com um sujeito assim", disse Ri em um comunicado publicado pela agência de notícias KCNA.

Ri também acusou Pompeo de lançar "sombras escuras" sobre as conversas e de estar mais interessado em suas ambições políticas do que na política externa dos EUA.

"Se os EUA ainda nutrem o sonho impossível de ganhar tudo através de sanções, ficamos com duas opções, ou deixá-los desfrutar o sonho que os acalenta ou acordá-los do sonho", disse Ri.

"Estamos prontos tanto para o diálogo quanto para o impasse."

O enviado norte-americano Stephen Biegun, que lidera as conversas de trabalho com a Coreia do Norte, estava em Seul nesta semana para debater maneiras de retomar as negociações.

Espera-se que as conversas sejam reiniciadas em breve, disse o vice-conselheiro de segurança nacional sul-coreano, Kim Hyun-chong, na quinta-feira, fazendo a avaliação otimista depois de se encontrar com Biegun.

"Torcemos pelo progresso nas conversas de desnuclearização em termos de confiança e respeito mútuo entre os EUA e a Coreia do Norte, culminando em bons resultados", disse o vice-porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano, Kim Eun-han, nesta sexta-feira quando indagado sobre o comunicado de Ri.