Topo

Premiê britânico diz que pedirá a Trump para diminuir tensões comerciais

24/08/2019 14h30

BIARRITZ, França (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse neste sábado que iria pedir ao presidente Donald Trump, na cúpula do G7 deste fim de semana, que se afastasse de uma guerra comercial que já está desestabilizando o crescimento econômico em todo o mundo.

Johnson e Trump devem se reunir no domingo de manhã para o que se espera serem conversas positivas sobre as futuras relações comerciais bilaterais de seus países e o Brexit, além de cobrir tópicos internacionais em que os dois lados não estão de acordo, como a Rússia, o acordo nuclear do Irã e política comercial sobre a China.

Questionado se ele estaria dizendo a Trump que não deveria acirrar a guerra comercial com a China, Johnson disse: "pode apostar".

Falando aos repórteres na chegada à cidade francesa de Biarritz, Johnson disse que uma de suas prioridades para a cúpula era "claramente o estado do comércio global. Estou muito preocupado com o andamento, o crescimento do protecionismo e das tarifas que estou vendo".

Uma guerra comercial de um ano entre os Estados Unidos e a China, as duas maiores economias do mundo, tem agitado os mercados financeiros e abalado a economia global. A disputa piorou logo antes da cúpula, com Washington e Pequim anunciando tarifas adicionais.

"Não se esqueça que o Reino Unido corre o risco de se envolver nisso", disse Johnson.

"Este não é o caminho a seguir. Além de tudo, aqueles que apoiam as tarifas correm o risco de incorrer na culpa pela desaceleração da economia global, independentemente de isso ser verdade ou não."

"Quero ver a abertura do comércio global, a redução das tensões e a queda das tarifas."

(Reportagem de William James)