Topo

Presidente da Bolívia diz que agora aceitará ajuda para combater incêndios

25/08/2019 15h30

Por Daniel Ramos e Monica Machicao

LA PAZ, Bolívia (Reuters) - O presidente boliviano, Evo Morales, em uma reviravolta, disse neste domingo que agora está aberto à ajuda internacional para combater os incêndios que atingiram aldeias rurais e dobraram de tamanho desde quinta-feira.

Morales também suspendeu sua campanha de reeleição por pelo menos uma semana para se concentrar nos incêndios.

As chamas ardem ininterruptamente por vastas faixas de floresta e savana tropical montanhosa perto da fronteira da Bolívia com o Paraguai e o Brasil. Pelo menos 1 milhão de hectares foram afetados pelos incêndios, disseram autoridades.

"Houve ofertas de ajuda", disse Morales a repórteres em uma excursão por algumas das áreas afetadas. "Elas são bem-vindas, sejam de grupos internacionais, pessoas ou presidentes."

O governo de Morales demorou a aceitar a ajuda, inicialmente dizendo que usaria seus próprios recursos para combater os incêndios, mas pedidos de moradores e autoridades da província de Santa Cruz levaram a uma reviravolta. Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Espanha já ofereceram apoio.

"Eu instruí o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores a ver como eles podem ajudar a apagar esses incêndios", disse Morales.

Imagens de televisão mostravam chamas fora de controle e nuvens opacas de fumaça que envolviam aldeias, savana escaldante e campos agrícolas pontilhados de palmeiras oscilantes e atravessando encostas.

No final da semana passada, a Bolívia contratou um Boeing 747 "Superpetroleiro" dos Estados Unidos para ajudar no combate a incêndios e mobilizou mais de 2.000 bombeiros, além de pequenas aeronaves e helicópteros. Mas a área afetada por incêndios florestais quase duplicou desde quinta-feira.

Os rivais políticos acusaram Morales de uma resposta lenta. Alguns disseram que suas políticas de desenvolvimento rural estão contribuindo para o problema, uma vez que os agricultores colocam fogo na floresta para limpar terras para pastagens e assentamentos.

Milhares de incêndios florestais também estão dizimando a vizinha Amazônia brasileira, a maior floresta tropical do mundo. As chamas quase dobraram este ano em comparação com o mesmo período de 2018, provocando indignação global.

As vastas florestas da região amazônica são amplamente vistas pelos cientistas como um amortecedor contra as mudanças climáticas.

A porção da Amazônia na Bolívia, embora não seja tão extensa, permanece fortemente arborizada. A nação andina é uma das mais pobres do hemisfério ocidental, mas uma das mais ricas em biodiversidade.