Topo

Paquistaneses protestam contra a Índia pela Caxemira

30/08/2019 11h34

ISLAMABAD (Reuters) - Cidades de todo o Paquistão pararam nesta sexta-feira, quando dezenas de milhares de pessoas foram às ruas em um protesto liderado pelo governo em solidariedade à região disputa da Caxemira, que a Índia privou de autonomia neste mês.

O hino nacional paquistanês e um hino da Caxemira foram executados na televisão e no rádio, e o trânsito parou, semáforos foram desligados e os trens deixaram de circular, como parte da campanha do primeiro-ministro, Imran Khan, para atrair atenção global ao sofrimento da região dividida do Himalaia.

"Estamos com eles em seu momento de angústia. A mensagem que parte daqui hoje é que, enquanto os caxemires não tiverem liberdade, estaremos ao lado deles", disse Khan a milhares de manifestantes na capital, Islamabad.

Há tempos a região de maioria muçulmana provoca tensões entre a Índia e o Paquistão, ambos possuidores de armas nucleares.

Os dois países administram partes da Caxemira, e a reivindicam integralmente.

A Índia combate militantes separatistas em sua parte da Caxemira desde o final dos anos 1980, acusando o Paquistão muçulmano de apoiar os insurgentes.

O Paquistão nega, dizendo que só oferece apoio político ao povo da Caxemira, que diz ser oprimido pelo governo indiano e suas forças de segurança.

A Índia privou sua parte da Caxemira de um status especial em 5 de agosto, suspendendo o direito do Estado indiano de Jammu e Caxemira de formular suas próprias leis e permitindo que pessoas de fora comprem propriedades ali. O governo disse que a reforma facilitará o desenvolvimento da Caxemira em benefício de todos.

(Por Asif Shahzad e Charlotte Greenfield)