Topo

Colômbia culpa dissidentes rebeldes por morte de candidata a prefeita

03/09/2019 11h24

BOGOTÁ (Reuters) - Uma candidata a uma prefeitura do sudoeste da Colômbia foi assassinada, juntamente com cinco outras pessoas, em um ataque provavelmente cometido por dissidentes do grupo guerrilheiro desmobilizado Farc, disse o governo colombiano na segunda-feira.

O homicídio foi o primeiro de uma candidata das eleições locais e regionais de outubro, e ocorreu dias depois de alguns ex-membros destacados do grupo rebelde anunciarem que estão se rearmando.

Um veículo que transportava Karina García, candidata do Partido Liberal à prefeitura do município de Suárez, na província de Cauca, e as outras vítimas foi atingido por tiros enquanto percorria uma rodovia da região montanhosa, e em seguida foi incendiado.

As outras cinco vítimas são a mãe de Karina, três ativistas locais e um candidato a um conselho municipal.

A área abriga uma produção de drogas considerável e rotas do tráfico, e sabe-se que dissidentes que rejeitam o acordo de paz de 2016 entre o governo e as antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) operam na região.

"Com tristeza, mencionamos a candidata do Partido Liberal, está confirmado que o pseudônimo Mayinbu, que é líder de um grupo dissidente das Farc... é responsável", disse o comissário da paz, Miguel Ceballos, a repórteres.

"Presumimos que ele é responsável, por causa de sua influência na área, por este crime atroz".

Em um comunicado, o Ministério da Defesa ofereceu uma recompensa de quase 44 mil dólares por informações que levem à captura de dois líderes dissidentes na província.

Nem Ceballos nem o ministério deram detalhes sobre provas de que os dissidentes são os responsáveis.

(Por Luis Jaime Acosta)