Topo

Espanha vence Argentina por 95 a 75 e é campeã mundial de basquete

15/09/2019 14h37

PEQUIM (Reuters) - A Espanha bateu a Argentina por 95 a 75 e conquistou a Copa do Mundo de Basquete ​​pela primeira vez desde 2006, neste domingo, completando uma campanha impressionante para uma equipe que não era considerada favorita entre as 32 seleções da competição.

Os espanhóis marcaram primeiro e comandaram o placar durante toda a partida, contando com uma forte defesa, para superar a ameaça ofensiva da campeã olímpica de 2004 Argentina.

O armador Ricky Rubio fez 20 pontos e três assistências, e Marc Gasol e Willy Hernangomez também se destacaram no jogo em que a Espanha conseguiu 47 rebotes, 20 a mais do que a Argentina, para selar uma vitória convincente.

Para Gasol, foi a coroação de um ano incrível, em que ele faturou também o título da NBA com o Toronto Raptors, antes de levar sua seleção à glória mundial.

Seus 33 pontos na vitória da semifinal sobre a Austrália levaram a equipe para a disputa da medalha de ouro, mas foi sua defesa que a colocou no primeiro degrau do pódio.

Desde o começo da partida deste domingo, o atleta de 34 anos dominou a defesa, dificultando as jogadas que a Argentina havia usado com tanto efeito contra a França, forçando-os a arremessar de longe.

Gasol foi igualmente eficaz embaixo da cesta do outro lado e, apesar de ter feito apenas duas de suas nove tentativas de arremesso, ele acertou nove de seus 12 lances livres para manter a diferença entre as duas equipes.

Ele e Rubio foram recompensados ​​por suas atuações na campanha invicta da Espanha com um lugar na equipe de cinco jogadores do torneio, anunciada após a final.

Já o argentino Luis Scola, de 39 anos, não teve boa atuação, ficando longe de repetir o show que deu contra a França, no qual ajudou a levar seu time até a final.

A conquista de 2019 para a Espanha marca a segunda vez em que eles vencem o torneio em solo asiático, depois de levar o título de 2006 ao derrotar a Grécia em Saitama, no Japão.

Na disputa da medalha de bronze, Nando De Colo alcançou 19 pontos e a França garantiu seu segundo bronze na Copa do Mundo, com uma vitória por 67 a 59 sobre a Austrália.

(Por Philip O'Connor)