Topo

Ataques do Taliban matam 48 pessoas; presidente afegão sai ileso

Equipe de segurança se movimenta após ataque em ato de campanha do presidente afegão Ashraf Ghani - Reuters
Equipe de segurança se movimenta após ataque em ato de campanha do presidente afegão Ashraf Ghani Imagem: Reuters

Abdul Qadir Sediqi, Hameed Farzad e Hamid Shalizi

Em Cabul (Afeganistão)

17/09/2019 12h19

Ataques de homens-bomba do Taliban mataram 48 pessoas em dois incidentes separados no Afeganistão nesta terça-feira, o mais letal deles perto de um comício eleitoral do presidente Ashraf Ghani, que não ficou ferido.

Os ataques ocorreram 11 dias antes da eleição presidencial afegã, que comandantes do Taliban prometeram atrapalhar usando a violência, e na esteira do colapso das conversas de paz entre os Estados Unidos e o grupo insurgente.

Ghani, que busca um segundo mandato de cinco anos na votação de 28 de setembro, deveria discursar em um comício em Charikar, capital da província central de Parwan, quando um homem-bomba atacou a multidão.

A explosão matou 26 pessoas e feriu 42, disse Nasrat Rahimi, porta-voz do Ministério do Interior.

Ao som de sirenes, socorristas se apressaram em colocar os feridos nas traseiras de picapes para retirá-los do local.

O presidente estava nas proximidades, mas saiu ileso, e mais tarde usou o Twitter para rechaçar o atentado.

"O Taliban tentou romper esta união visando civis inocentes", escreveu. "Eles aceitaram a responsabilidade desavergonhadamente em um momento em que estão disfarçando atos de terror como esforços de paz".

Em um outro incidente, um homem a pé se explodiu no centro da capital Cabul, fazendo ambulâncias e forças afegãs irem às pressas ao cenário da detonação.

O Taliban disse ter realizado os dois ataques, e um comunicado emitido por um porta-voz dos insurgentes disse que eles miraram as forças de segurança.