Topo

Furacão Humberto avança sobre Bermudas; tempestade Imelda leva chuvas a Houston

18/09/2019 08h49

(Reuters) - O furacão Humberto ganhou força e velocidade à medida que se aproximava das Bermudas na manhã desta quarta-feira, mas as ilhas devem escapar de um impacto direto da tempestade, informaram meteorologistas.

Fortes ventos e chuvas devem chegar ao arquipélago na noite desta quarta-feira, mas o olho da tempestade apenas passaria próximo à costa oeste das ilhas, disse o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, com sede em Miami.

A tempestade contava com ventos 185 km/h e estava a cerca de 455 quilômetros a oeste das Bermudas, movendo-se a 26 km/h nesta quarta-feira. Humberto é um furacão de categoria 3, de acordo com o NHC.

Um alerta está em vigor nas Bermudas, e os ventos chegam a uma área a mais de 96 quilômetros a partir do centro do furacão, com ao menos 15 centímetros de precipitação previstos até quinta-feira.

O noroeste das Bahamas, que ainda está se recuperando da devastação causada pelo furacão Dorian, deve ser impactado com maré alta e fortes ondas ao longo dos próximos dias, assim como partes da costa leste dos Estados Unidos, da região central da Flórida à Carolina do Norte.

Enquanto Humberto ganhava força, a tempestade tropical Imelda avançava por terra ao longo da costa do Texas e do sudeste de Louisiana, desencadeando alertas de inundações e fortes chuvas.

As intensas chuvas que eram registradas na região de Houston acumulavam 18 centímetros de precipitação, com mais 7 a 12 centímetros previstos até quinta-feira, disse Zack Taylor, meteorologista do Centro de Previsão Meteorológica do Serviço Meteorológico Nacional.

"O tempo irá piorar conforme o decorrer do dia", disse Taylor. "Já há relatos de rios transbordando, e há alto risco de inundações".

(Por Rich McKay em Atlanta)