Topo

Galo de cobre de Notre-Dame danificado por incêndio será exposto em Paris

20/09/2019 14h46

PARIS (Reuters) - Um galo de cobre que ficava no alto do pináculo da Catedral de Notre-Dame será exposto ao público mais de cinco meses após o grande incêndio que quase pôs abaixo a emblemática construção.

O galo foi um de vários artefatos culturalmente importantes que resgatados do incêndio de 15 de abril, que destruiu o pináculo da catedral e grande parte de seu telhado.

"Ele foi um dos símbolos de Notre-Dame de Paris, e é ainda mais agora", disse o ministro da Cultura francês, Franck Riester, a repórteres nesta sexta-feira.

"(O galo) ficou marcado pelo fogo. Ele ficou quente e depois caiu, algo que desencadeia outro debate: deveríamos restaurá-lo ou deixá-lo assim, como testemunha do que aconteceu em 15 de abril?".

A peça será exposta em Paris, neste fim de semana, como parte dos Dias da Herança Europeia, durante os quais locais de interesse cultural abrem as portas ao público.

Indagado se a catedral como um todo pode ser restaurada em cinco anos --como o presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu--, Riester respondeu que esta ainda é a meta, mas acrescentou que o trabalho não pode ser apressado.

Riester também disse que Notre-Dame ainda não está totalmente em segurança e que um estudo minucioso está sendo feito para determinar que tipo de dano permanente as chamas deixaram na estrutura da catedral.

(Por Ardee Napoletano e Thierry Chiarello)