Topo

Novato político é eleito presidente da Tunísia e comemora "nova revolução"

14/10/2019 17h26

Por Tarek Amara e Mohammed Argoubi

TÚNIS (Reuters) - Kais Saied, um novato na política que é apoiado por islâmicos e simpatizantes da esquerda e quer reformular a política nacional, obteve uma vitória esmagadora na eleição presidencial da Tunísia, que saudou como uma "nova revolução".

Saied recebeu 73% dos votos na eleição de domingo, de acordo com resultados preliminares oficiais divulgados pela comissão eleitoral nesta segunda-feira, e o comparecimento foi de 55%. Seu oponente, Nabil Karoui, já reconheceu a derrota.

O triunfo de Saied é uma rejeição contundente de uma elite governante que se mostrou incapaz de melhorar o padrão de vida ou acabar com a corrupção desde a revolução de 2011 no país do norte africano que introduziu a democracia e deu origem à Primavera Árabe.

Saied, um professor de Direito aposentado de 61 anos, quer adotar uma forma experimental de democracia direta – mas não tem partido político e enfrenta grandes desafios, como a inflação alta e o desemprego.

"O que eu fiz foi uma nova revolução", disse Saied a uma multidão de apoiadores reunidos em sua casa no distrito de Mnihla, nos arredores de Túnis, depois que sua grande vitória ficou clara. "Digo aos tunisianos que vocês impressionaram o mundo."

Embora pesquisas de boca de urna tenham dado uma ampla vantagem a Saied pouco após o encerramento da votação, seu adversário havia deixado em aberto a possibilidade de apelar do resultado.

Magnata da mídia, Karoui foi detido em agosto à espera de um veredicto sobre seu julgamento por lavagem de dinheiro e sonegação fiscal – acusações que nega – e foi solto somente na quarta-feira passada.